Os Efeitos da Redução dos Custos de Matéria-Prima no Resultado Operacional em uma Empresa do Laboratório de Gestão Simulada
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.10.2.333Palavras-chave:
Demonstrações Contábeis; Matéria-prima; Negociação, Fornecedor.Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar a relevância na redução dos custos na aquisição de matéria-prima e o efeito no resultado de uma empresa simulada, através do ambiente de Jogos de Empresas. A questão a ser abordada é: os descontos obtidos, na compra de matéria-prima, influenciam os resultados econômicos da indústria no ambiente simulado? Utilizando como revisão teórica os aspectos relacionados a negociação com o fornecedor, os aspectos contábeis e o jogo de empresas. O presente artigo utilizou como procedimento técnico o estudo de caso da empresa simulada WCN, quanto ao objetivo a pesquisa pode ser caracterizada como descritiva e a abordagem utilizada enquadra-se como uma pesquisa qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que com os descontos obtidos houve uma redução significativa nos custos da matéria-prima. Essa redução proporcionou um aumento de 15,18% a 29,00% no resultado operacional da empresa analisada.
Referências
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
GRAMIGNA, Maria Rita M. Jogos de Empresa. São Paulo: Makron Books, 1993.
KALLÁS, D. A utilização dos jogos de empresas no ensino da administração. VI SEMEAD – Universidade de São Paulo, 2003.
LEMPEREUR, A. P.; SEBENIUS, J. Manual de Negociações Complexas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: planejamento, implantação e controle. 3 Ed- São Paulo: Atlas, 2013.
MACHADO, Leandro Cleber Ribeiro. A gestão de custos de matéria prima com o desenvolvimento de fornecedores internacionais no Exercício de Gestão Simulada. Revista Lagos-UFF, Volta Redonda, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em:< http://www.revistalagos.uff.br/index.php/lagos/article/view/32/34>. Acesso em 10 mai. 2018.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARION, José Carlos; MARION, Arnaldo Luís Costa. Metodologias de Ensino da Área de Negócios. São Paulo: Atlas, 2006.
MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10. ed.- São Paulo: Atlas, 2010.
NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa- Características, Uso e Possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo, v.1, n.3, p. 1-5, 2ºSem 1996. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2018.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custo fácil. 3. Ed.- São Paulo: Saraiva, 2013.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custo fácil. 9. Ed.- São Paulo: Saraiva, 2014.
ZARTMAN, A. P. Conceber a teoria da negociação como um meio de resolver conflitos econômicos. In: DUZERT, Y. (Org.). Manual de Negociações Complexas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007. PMid:18088586.
SAUAIA, A. C. A., Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: Contribuições para a Educação Gerencial, São Paulo, FEA-USP, Tese de Doutorado, 1995. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-23112005 193556/.../TESE951.pdf>. Acesso em 20 mai.2018.
SAUAIA, Antonio C. A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Barueri, SP: Manole, 2008.
SILVA, Alexandre Alcantara da. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 4. ed.- São Paulo: Atlas, 2014.
WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.