A Introdução da Indústria 4.0 em uma Empresa de Gestão Simulada
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.12.1.369Palavras-chave:
Jogo de empresas, Simulação, Indústria 4.0, Modernização TecnologiaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a introdução da Indústria 4.0 em uma empresa pertencente ao ambiente simulado de jogos de empresa durante a disciplina de Laboratório de Gestão Simulada II. Com o crescimento do conceito de Indústria 4.0, esperamos que este artigo seja utilizado para contribuir com os estudos acerca do tema.
Referências
Echeverría Samanes, B., & Martínez Clares, P. (2018). Revolución 4.0, competencias, educación y orientación. Revista digital de investigación en docencia universitaria, 12(2), 4-34.
Gerhardt, T. E., Ruiz, E. N., & Silveira, D. T. (2010). Disciplina Metodo de Pesquisa: Uma Experiência de Tutoria no Ensino A Distância no Plageder.
Gitman, L. J. (2010). Princípios de administração financeira.; tradução Allan Vidigal Hastings, 12. ed., São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.
Iudícibus, S., Martins, E., Kanitz, S. C. (2019). Contabilidade Introdutória, 12. ed., São Paulo: Atlas.
KENDALL, G. I. (2007). Visao Viavel Transformando O Faturamento em Lucro Líquido. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
Ministério da Indústria, Comércio e Serviços do Brasil. Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, (2020). [s.d.]. Página Inicial. Disponível em: <http://www.industria40.gov.br/>. Acesso em 10 de nov. de 2020.
OLIVIER, M., & ROSAS, A. R. (2004). Jogos de empresas na graduação e no mestrado. Anais do Seminário de Administração da Universidade de São Paulo.
Pereira, A., & de Oliveira Simonetto, E. (2018). Indústria 4.0: conceitos e perspectivas para o Brasil. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 16(1).
Sauaia, A. C. A. (2008). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.