Análise do Posicionamento Estratégico num Ambiente Simulado
Resumo
Este artigo objetiva estudar a análise do posicionamento estratégico num ambiente simulado a partir dos objetivos competitivos da organização nos jogos de empresa. Reunidas e articuladas referências e críticas às formas de posicionamento estratégico são observadas nas decisões três estratégias genéricas – liderança em custo, diferenciação e foco – e os resultados obtidos das rodadas do jogo, sendo no Brazol (ambiente simulado) um mesmo produto oferecido por todas as empresas assumirá caráter de comoditie, inovação ou especialidade. O tipo de pesquisa utilizado foi a análise dos resultados das quatro empresas virtuais de uma turma do sétimo semestre do curso de Administração, do primeiro semestre de 2011, que foram participantes de um jogo de empresas. As interpretações dos relatórios permitiram o estabelecimento de relações entre os investimentos, volume de vendas e lucro com o posicionamento.Downloads
Publicado
2015-03-04
Como Citar
PINHEIRO, Flávia Helena Batista de Oliveira. Análise do Posicionamento Estratégico num Ambiente Simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/83. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Pesquisa aplicada em ambientes simulados
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.