Estratégias de Posicionamento Mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional

Autores

  • Davi dos Santos Pereira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Marketing, Posicionamento, Jogos de Empresas e Laboratórios de gestão

Resumo

O estudo realizado visou dar validade interna ao simulador EGS (Exercício Gestão Simulada), na área de marketing, mais precisamente na questão de posicionamento mercadológico. Visando, apresentar um trabalho embasado teoricamente, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, fundamentada com os conceitos marketing (KOTLER; ARMSTRONG, 2000; COBRA, 2007), posicionamento (KOTLER; ARMSTRONG, 2000; SANTOS e PALOMBO, 2009), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Essa validação torna-se importante para demonstrar a relevância dos jogos de empresas em ambientes simulados, tanto no desenvolvimento do aprendizado como na realização de pesquisa aplicada em Administração. Neste sentido o objetivo foi verificar nas empresas participantes dos jogos as estratégias de posicionamento adotadas e sua relação com os resultados das mesmas. Ao todo foram pesquisadas 29 equipes que participaram de 8 rodadas do jogo de empresas, produzindo 232 observações. A pesquisa realizada teve caráter descritivo com uma análise quantitativa, pois, a partir dos dados produzidos no EGS, como as decisões das empresas, o posicionamento adotado e os resultados alcançados, foi possível organizar por meio de indicadores próximos a teoria, uma comparação entre as variáveis levantadas. Pode-se concluir que o simulador consegue reproduzir as relações econômicas reais, apesar de suas limitações, ou seja, foi possível levantar indícios da validade interna do simulador à luz da teoria, propondo a classificação da validade teórica de simuladores.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

PEREIRA, Davi dos Santos. Estratégias de Posicionamento Mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/218. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados