Estratégias de Posicionamento Mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional
Palavras-chave:
Marketing, Posicionamento, Jogos de Empresas e Laboratórios de gestãoResumo
O estudo realizado visou dar validade interna ao simulador EGS (Exercício Gestão Simulada), na área de marketing, mais precisamente na questão de posicionamento mercadológico. Visando, apresentar um trabalho embasado teoricamente, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, fundamentada com os conceitos marketing (KOTLER; ARMSTRONG, 2000; COBRA, 2007), posicionamento (KOTLER; ARMSTRONG, 2000; SANTOS e PALOMBO, 2009), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Essa validação torna-se importante para demonstrar a relevância dos jogos de empresas em ambientes simulados, tanto no desenvolvimento do aprendizado como na realização de pesquisa aplicada em Administração. Neste sentido o objetivo foi verificar nas empresas participantes dos jogos as estratégias de posicionamento adotadas e sua relação com os resultados das mesmas. Ao todo foram pesquisadas 29 equipes que participaram de 8 rodadas do jogo de empresas, produzindo 232 observações. A pesquisa realizada teve caráter descritivo com uma análise quantitativa, pois, a partir dos dados produzidos no EGS, como as decisões das empresas, o posicionamento adotado e os resultados alcançados, foi possível organizar por meio de indicadores próximos a teoria, uma comparação entre as variáveis levantadas. Pode-se concluir que o simulador consegue reproduzir as relações econômicas reais, apesar de suas limitações, ou seja, foi possível levantar indícios da validade interna do simulador à luz da teoria, propondo a classificação da validade teórica de simuladores.Downloads
Publicado
2015-06-29
Como Citar
PEREIRA, Davi dos Santos. Estratégias de Posicionamento Mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/218. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Pesquisa aplicada em ambientes simulados
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.