Estratégias de Posicionamento Mercadológico: análise da validade teórica num simulador organizacional
Keywords:
Marketing, Posicionamento, Jogos de Empresas e Laboratórios de gestãoAbstract
O estudo realizado visou dar validade interna ao simulador EGS (Exercício Gestão Simulada), na área de marketing, mais precisamente na questão de posicionamento mercadológico. Visando, apresentar um trabalho embasado teoricamente, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, fundamentada com os conceitos marketing (KOTLER; ARMSTRONG, 2000; COBRA, 2007), posicionamento (KOTLER; ARMSTRONG, 2000; SANTOS e PALOMBO, 2009), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Essa validação torna-se importante para demonstrar a relevância dos jogos de empresas em ambientes simulados, tanto no desenvolvimento do aprendizado como na realização de pesquisa aplicada em Administração. Neste sentido o objetivo foi verificar nas empresas participantes dos jogos as estratégias de posicionamento adotadas e sua relação com os resultados das mesmas. Ao todo foram pesquisadas 29 equipes que participaram de 8 rodadas do jogo de empresas, produzindo 232 observações. A pesquisa realizada teve caráter descritivo com uma análise quantitativa, pois, a partir dos dados produzidos no EGS, como as decisões das empresas, o posicionamento adotado e os resultados alcançados, foi possível organizar por meio de indicadores próximos a teoria, uma comparação entre as variáveis levantadas. Pode-se concluir que o simulador consegue reproduzir as relações econômicas reais, apesar de suas limitações, ou seja, foi possível levantar indícios da validade interna do simulador à luz da teoria, propondo a classificação da validade teórica de simuladores.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista LAGOS, in accordance with Law No. 9,610, of February 19, 1998, which alters, updates and consolidates the legislation on copyright and takes other measures, adopts the following conditions of the Assignment of Copyright:
The Journal of the Simulated Organizational Management Laboratory (LAGOS) maintains, with the assignment of copyrights, the possession of the rights over the contents published by it;
The author retains his moral rights to the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work free of charge. The acknowledgments of the previous publication in Revista LAGOS are the only requirements in such cases;
The author may make photocopies of the content, or distribute it by e-mail or fax, provided that they are intended for his own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of Revista LAGOS are clearly indicated on all copies made of the material.
Revista LAGOS reserves the right to make changes in the originals in order to maintain the cultured standard of the language, while ensuring the style of the authors.
Published works become the property of Revista LAGOS.
The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.