Análise do Retorno sobre Investimentos em Marketing de um Atacado em um Ambiente Simulado

Autores

  • Flávio Ramos Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Karolaine Carvalho da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.288

Palavras-chave:

Jogos de Empresas, Marketing, Retorno sobre Investimento.

Resumo

O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que auxilia os outros setores na criação de um novo produto ou serviço, desenvolvendo a comunicação interna e externa, o controle da demanda e a entrega de valor para os clientes além de, administrar o relacionamento com eles para obter ganhos à empresa e, também, ao público interessado. O papel do marketing no melhor cenário é que ele conheça e entenda as necessidades dos clientes tão bem que o produto ou serviço se venda sozinho, porém com o valor agregado construído pela marca atribuída a ele. No ambiente simulado não é diferente e o presente artigo demonstra as influências e os resultados que os atacados obtiveram com o investimento em Marketing. Foram analisados os impactos causados de um investimento maior ou menor do atacado Atacama S.A e também de outros atacados a fim de diferenciar a estratégia de marketing. A pesquisa se classifica como exploratória com base em um levantamento documental dos relatórios gerenciais obtidos a cada rodada de todos as três empresas de atacado. Os resultados apurados demonstram que os investimentos em Marketing influenciam nos resultados operacionais da empresa e que ao longo das simulações é importante utilizar as ferramentas de marketing para conduzir melhor os resultados.

Biografia do Autor

Flávio Ramos Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração UFF-VR e Técnico Industrial - UNESP  Guaratinguetá (2010).

Karolaine Carvalho da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração - UFF-VR

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

NOGUEIRA, Flávio Ramos; SILVA, Karolaine Carvalho da. Análise do Retorno sobre Investimentos em Marketing de um Atacado em um Ambiente Simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 9, n. 2, 2018. DOI: 10.20401/lagos.9.2.288. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/288. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados