Análise do Retorno sobre Investimentos em Marketing de um Atacado em um Ambiente Simulado

Authors

  • Flávio Ramos Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Karolaine Carvalho da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.288

Keywords:

Jogos de Empresas, Marketing, Retorno sobre Investimento.

Abstract

O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que auxilia os outros setores na criação de um novo produto ou serviço, desenvolvendo a comunicação interna e externa, o controle da demanda e a entrega de valor para os clientes além de, administrar o relacionamento com eles para obter ganhos à empresa e, também, ao público interessado. O papel do marketing no melhor cenário é que ele conheça e entenda as necessidades dos clientes tão bem que o produto ou serviço se venda sozinho, porém com o valor agregado construído pela marca atribuída a ele. No ambiente simulado não é diferente e o presente artigo demonstra as influências e os resultados que os atacados obtiveram com o investimento em Marketing. Foram analisados os impactos causados de um investimento maior ou menor do atacado Atacama S.A e também de outros atacados a fim de diferenciar a estratégia de marketing. A pesquisa se classifica como exploratória com base em um levantamento documental dos relatórios gerenciais obtidos a cada rodada de todos as três empresas de atacado. Os resultados apurados demonstram que os investimentos em Marketing influenciam nos resultados operacionais da empresa e que ao longo das simulações é importante utilizar as ferramentas de marketing para conduzir melhor os resultados.

Author Biographies

Flávio Ramos Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração UFF-VR e Técnico Industrial - UNESP  Guaratinguetá (2010).

Karolaine Carvalho da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração - UFF-VR

References

ALMEIDA, A. L. S. de. O conhecimento e a importância das métricas de marketing para gestores de médias e grandes empresas brasileiras. Dissertação de mestrado. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, PUCRS, Porto Alegre, 2007.

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. A. M. A. The American Marketing Association Releases New Definition for Marketing, 2008.

ATKINSON, A. A. Contabilidade Gerencial. 2º. ed. Atlas, 2000.

FARRIS, P. W. Métricas de Marketing. 2°. ed. Bookman, 2012.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4°. ed. Atlas, 2002.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12º ed. Pearson, 2010.

GRINBERG, C. S. Marketing Metrics - Um estudo exploratório sobre a construção do conhecimento de um novo tema em marketing. Dissertação de mestrado. UFRGS, 2001.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14º ed. Pearson, 2012.

LAS CASAS, A. L. Marketing de Serviços. 5°. ed. Atlas, 2007.

RISCAROLLI, V. Estratégias de captação de recursos aplicáveis à realidade das faculdades de administração de instituições de ensino superior brasileiras. Tese de Doutorado. FEA-USP, 2007.

SAUAIA, A. C. A. Laboratório de Gestão. Manole, 2010.

TANABE, M. Jogos de Empresas. Dissertação de Mestrado. FEA-USP, 1977.

WARREN, C. S. Contabilidade Gerencial. 1º ed. Thomson Learning, 2001.

Published

2018-10-17

How to Cite

NOGUEIRA, Flávio Ramos; SILVA, Karolaine Carvalho da. Análise do Retorno sobre Investimentos em Marketing de um Atacado em um Ambiente Simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 9, n. 2, 2018. DOI: 10.20401/lagos.9.2.288. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/288. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Pesquisa aplicada em ambientes simulados