Análise do Retorno sobre Investimentos em Marketing de um Atacado em um Ambiente Simulado
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.9.2.288Palavras-chave:
Jogos de Empresas, Marketing, Retorno sobre Investimento.Resumo
O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que auxilia os outros setores na criação de um novo produto ou serviço, desenvolvendo a comunicação interna e externa, o controle da demanda e a entrega de valor para os clientes além de, administrar o relacionamento com eles para obter ganhos à empresa e, também, ao público interessado. O papel do marketing no melhor cenário é que ele conheça e entenda as necessidades dos clientes tão bem que o produto ou serviço se venda sozinho, porém com o valor agregado construído pela marca atribuída a ele. No ambiente simulado não é diferente e o presente artigo demonstra as influências e os resultados que os atacados obtiveram com o investimento em Marketing. Foram analisados os impactos causados de um investimento maior ou menor do atacado Atacama S.A e também de outros atacados a fim de diferenciar a estratégia de marketing. A pesquisa se classifica como exploratória com base em um levantamento documental dos relatórios gerenciais obtidos a cada rodada de todos as três empresas de atacado. Os resultados apurados demonstram que os investimentos em Marketing influenciam nos resultados operacionais da empresa e que ao longo das simulações é importante utilizar as ferramentas de marketing para conduzir melhor os resultados.Referências
ALMEIDA, A. L. S. de. O conhecimento e a importância das métricas de marketing para gestores de médias e grandes empresas brasileiras. Dissertação de mestrado. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, PUCRS, Porto Alegre, 2007.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. A. M. A. The American Marketing Association Releases New Definition for Marketing, 2008.
ATKINSON, A. A. Contabilidade Gerencial. 2º. ed. Atlas, 2000.
FARRIS, P. W. Métricas de Marketing. 2°. ed. Bookman, 2012.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4°. ed. Atlas, 2002.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12º ed. Pearson, 2010.
GRINBERG, C. S. Marketing Metrics - Um estudo exploratório sobre a construção do conhecimento de um novo tema em marketing. Dissertação de mestrado. UFRGS, 2001.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14º ed. Pearson, 2012.
LAS CASAS, A. L. Marketing de Serviços. 5°. ed. Atlas, 2007.
RISCAROLLI, V. Estratégias de captação de recursos aplicáveis à realidade das faculdades de administração de instituições de ensino superior brasileiras. Tese de Doutorado. FEA-USP, 2007.
SAUAIA, A. C. A. Laboratório de Gestão. Manole, 2010.
TANABE, M. Jogos de Empresas. Dissertação de Mestrado. FEA-USP, 1977.
WARREN, C. S. Contabilidade Gerencial. 1º ed. Thomson Learning, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.