Capital Social na Formação da Abordagem Educacional “Laboratório de Gestão”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.11.2.359

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Capital Social, Laboratório de Gestão

Resumo

A literatura expõe a necessidade de melhor compreender o ambiente educacional em Administração orientado ao empreendedorismo de forma que a construção do conhecimento deve se apoiar na reflexão, criatividade, inovação e execução. A proposta do Laboratório de Gestão, enquanto abordagem educacional baseada nos pressupostos da aprendizagem vivencial, se constitui em importante ambiente de pesquisa contextualizado nas discussões atuais da Educação Empreendedora (EE).  A presente pesquisa, portanto, investigou os fatores do capital social (conteúdo, governança e estrutura) associados à elaboração e futura consolidação do Laboratório de Gestão junto à sociedade e comunidade científica. Foi constatado que essa abordagem educacional possui características de um empreendedorismo acadêmico (EA) e precisa de maiores esforços para ser divulgada e utilizada pelas instituições acadêmicas e organizacionais.  A literatura revela que o capital social fornece as diretrizes para as políticas e pode orientar a como encorajar os profissionais em contextos universitários a fortalecer suas redes sociais e levantar capital.  Logo, por meio da técnica da história oral, o professor e doutor Murilo Alvarenga de Oliveira, responsável pela implantação do Laboratório de Gestão na Universidade Federal Fluminense foi entrevistado. Por meio da análise de conteúdo, foi possível analisar os fatores conteúdo, governança e estrutura, aspectos do capital social, relevantes para a maior consolidação científica da abordagem educacional em questão.

Biografia do Autor

Maria Clara Martins de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestrado Profissional em Administração, Universidade Federal Fluminense, RJ

Érica Augusta Pachêco, Universidade Federal Fluminense

Mestrado Profissional em Administração, Universidade Federal Fluminense, RJ

Sandra Regina Holanda Mariano, Universidade Federal Fluminense

Mestrado Profissional em Administração, Universidade Federal Fluminense, RJ

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SOUZA, Maria Clara Martins de; PACHÊCO, Érica Augusta; MARIANO, Sandra Regina Holanda. Capital Social na Formação da Abordagem Educacional “Laboratório de Gestão”. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 9–17, 2020. DOI: 10.20401/lagos.11.2.359. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/359. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos