Capital Social na Formação da Abordagem Educacional “Laboratório de Gestão”
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.11.2.359Palavras-chave:
Educação Empreendedora, Capital Social, Laboratório de GestãoResumo
A literatura expõe a necessidade de melhor compreender o ambiente educacional em Administração orientado ao empreendedorismo de forma que a construção do conhecimento deve se apoiar na reflexão, criatividade, inovação e execução. A proposta do Laboratório de Gestão, enquanto abordagem educacional baseada nos pressupostos da aprendizagem vivencial, se constitui em importante ambiente de pesquisa contextualizado nas discussões atuais da Educação Empreendedora (EE). A presente pesquisa, portanto, investigou os fatores do capital social (conteúdo, governança e estrutura) associados à elaboração e futura consolidação do Laboratório de Gestão junto à sociedade e comunidade científica. Foi constatado que essa abordagem educacional possui características de um empreendedorismo acadêmico (EA) e precisa de maiores esforços para ser divulgada e utilizada pelas instituições acadêmicas e organizacionais. A literatura revela que o capital social fornece as diretrizes para as políticas e pode orientar a como encorajar os profissionais em contextos universitários a fortalecer suas redes sociais e levantar capital. Logo, por meio da técnica da história oral, o professor e doutor Murilo Alvarenga de Oliveira, responsável pela implantação do Laboratório de Gestão na Universidade Federal Fluminense foi entrevistado. Por meio da análise de conteúdo, foi possível analisar os fatores conteúdo, governança e estrutura, aspectos do capital social, relevantes para a maior consolidação científica da abordagem educacional em questão.
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