O impacto do uso de estudos de mercado como ferramenta auxiliar no processo de tomada de decisão

Autores

  • Joyce Barbosa Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Ludnei Carvalho da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Matheus Campos Procopio Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13983426

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Estratégia, Informação, Estudos de mercado

Resumo

Este relato técnico foi elaborado através da experiência da empresa SuperPrix SA. Os diretores da empresa decidiram utilizar estudos de mercado como ferramentas auxiliares no processo de tomada de decisão. O objetivo deste relato foi avaliar o impacto do uso dos estudos de mercado no desempenho da organização. Para a análise do impacto dessas ferramentas, foi descrito o plano de solução proposto e o plano de mudanças executado, bem como foram utilizados gráficos e tabelas com a finalidade de estabelecer comparações entre o momento antes e após aplicação dos planos. O resultado atingido demonstrou aumento nos valores brutos de faturamento e resultado da empresa, apesar de haver aumento no valor dos estoques. Na visão do grupo, o aumento do número de estoques é consequência da inexperiência dos diretores e demonstra limitações no uso dos estudos de mercado como ferramenta auxiliar nas decisões. Como conclusão, é destacada a possível contribuição dos estudos de concorrência e parâmetros da demanda no faturamento e resultado da empresa. A contribuição do estudo possui originalidade ao relatar tecnicamente o impacto das pesquisas de mercado em uma organização de ambiente simulado.

Biografia do Autor

Joyce Barbosa Ferreira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Ludnei Carvalho da Silva , Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Matheus Campos Procopio, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, RJ

Referências

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

FERREIRA, Joyce Barbosa; SILVA , Ludnei Carvalho da; PROCOPIO, Matheus Campos. O impacto do uso de estudos de mercado como ferramenta auxiliar no processo de tomada de decisão. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 48–54, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.13983426. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/409. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos técnicos