O impacto do uso de estudos de mercado como ferramenta auxiliar no processo de tomada de decisão
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13983426Palavras-chave:
Tomada de decisão, Estratégia, Informação, Estudos de mercadoResumo
Este relato técnico foi elaborado através da experiência da empresa SuperPrix SA. Os diretores da empresa decidiram utilizar estudos de mercado como ferramentas auxiliares no processo de tomada de decisão. O objetivo deste relato foi avaliar o impacto do uso dos estudos de mercado no desempenho da organização. Para a análise do impacto dessas ferramentas, foi descrito o plano de solução proposto e o plano de mudanças executado, bem como foram utilizados gráficos e tabelas com a finalidade de estabelecer comparações entre o momento antes e após aplicação dos planos. O resultado atingido demonstrou aumento nos valores brutos de faturamento e resultado da empresa, apesar de haver aumento no valor dos estoques. Na visão do grupo, o aumento do número de estoques é consequência da inexperiência dos diretores e demonstra limitações no uso dos estudos de mercado como ferramenta auxiliar nas decisões. Como conclusão, é destacada a possível contribuição dos estudos de concorrência e parâmetros da demanda no faturamento e resultado da empresa. A contribuição do estudo possui originalidade ao relatar tecnicamente o impacto das pesquisas de mercado em uma organização de ambiente simulado.
Referências
ABDALLA, M. M., CONEJERO, M. A., OLIVEIRA, M. A (Org.). Administração estratégica: da teoria à prática no Brasil. São Paulo: Atlas. 2019
CAMARGOS, Marcos Antonio de; DIAS, Alexandre Teixeira. Estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa: uma síntese teórica. REGE Revista de Gestão, v. 10, n. 1, 2010.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.
CONEJERO, M. A., OLIVEIRA, M. A., ABDALLA, M. M. (Org.). Administração: conceitos, teoria e prática aplicados à realidade brasileira. São Paulo: Atlas. 2022
DOS SANTOS, Joaquim Rocha et al. TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Saraiva Educação SA, 2017.
FICHT, Nadia et al. Busca e uso da informação para tomada de decisão. Anais do COAIC–Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento, 2019.
OLIVEIRA, M. A.; SILVA, S. S. Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores. Curitiba. CRV, 2019
SAUAIA, A.C.A. Laboratório de Gestão: simulador organizacional, jogos de empresas e pesquisa aplicada, Barueri: Manole, 2013.
WRIGTH, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.