Aprendizagem vivencial: a contribuição dos jogos de empresas no desenvolvimento de competências
Keywords:
Aprendizagem vivencial, Jogos de empresas, Formação de Competências.Abstract
A aprendizagem vivencial, em um contexto histórico recente, emerge como uma tônica na reformulação das Escolas de Administração. Isto reflete à s mudanças ocorridas no decorrer do tempo, desde a transição de uma economia agrícola para uma focada na industrialização; e a mudança da mesma com foco em análises estratégicas mercadológicas. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo identificar quais as contribuições da aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências nos alunos de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, para a elaboração desta pesquisa foram analisadas as respostas dos alunos de um curso de pós-graduação que, em sua grade curricular, realizaram uma disciplina que contemplava jogos de empresas em sua ementa, visando o apoio no processo ensino-aprendizagem na área de logística. No resultado da pesquisa, de acordo com as competências elencadas (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), os alunos evidenciaram maior desenvolvimento na competência Habilidade, focando o domínio psicomotor. Destaca-se também a identificação das contribuições da aprendizagem vivencial no desenvolvimento de competências que poderá contribuir com a ampliação desta prática nas IFES.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista LAGOS, in accordance with Law No. 9,610, of February 19, 1998, which alters, updates and consolidates the legislation on copyright and takes other measures, adopts the following conditions of the Assignment of Copyright:
The Journal of the Simulated Organizational Management Laboratory (LAGOS) maintains, with the assignment of copyrights, the possession of the rights over the contents published by it;
The author retains his moral rights to the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work free of charge. The acknowledgments of the previous publication in Revista LAGOS are the only requirements in such cases;
The author may make photocopies of the content, or distribute it by e-mail or fax, provided that they are intended for his own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of Revista LAGOS are clearly indicated on all copies made of the material.
Revista LAGOS reserves the right to make changes in the originals in order to maintain the cultured standard of the language, while ensuring the style of the authors.
Published works become the property of Revista LAGOS.
The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.