Aprendizagem vivencial: a contribuição dos jogos de empresas no desenvolvimento de competências
Palavras-chave:
Aprendizagem vivencial, Jogos de empresas, Formação de Competências.Resumo
A aprendizagem vivencial, em um contexto histórico recente, emerge como uma tônica na reformulação das Escolas de Administração. Isto reflete à s mudanças ocorridas no decorrer do tempo, desde a transição de uma economia agrícola para uma focada na industrialização; e a mudança da mesma com foco em análises estratégicas mercadológicas. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo identificar quais as contribuições da aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências nos alunos de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, para a elaboração desta pesquisa foram analisadas as respostas dos alunos de um curso de pós-graduação que, em sua grade curricular, realizaram uma disciplina que contemplava jogos de empresas em sua ementa, visando o apoio no processo ensino-aprendizagem na área de logística. No resultado da pesquisa, de acordo com as competências elencadas (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), os alunos evidenciaram maior desenvolvimento na competência Habilidade, focando o domínio psicomotor. Destaca-se também a identificação das contribuições da aprendizagem vivencial no desenvolvimento de competências que poderá contribuir com a ampliação desta prática nas IFES.Downloads
Publicado
2017-08-22
Como Citar
MELO, Nilce Helena da Silva; SARDINHA, Isis Isis do Nascimento; DE MENEZES, Ellen Oliveira. Aprendizagem vivencial: a contribuição dos jogos de empresas no desenvolvimento de competências. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/241. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Pesquisa aplicada em ambientes simulados
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.