Aprendizagem vivencial: a contribuição dos jogos de empresas no desenvolvimento de competências

Autores

  • Nilce Helena da Silva Melo Universidade Federal Rutal do Rio de Janeiro
  • Isis Isis do Nascimento Sardinha Universidade Federal Rutal do Rio de Janeiro
  • Ellen Oliveira De Menezes

Palavras-chave:

Aprendizagem vivencial, Jogos de empresas, Formação de Competências.

Resumo

A aprendizagem vivencial, em um contexto histórico recente, emerge como uma tônica na reformulação das Escolas de Administração. Isto reflete às mudanças ocorridas no decorrer do tempo, desde a transição de uma economia agrícola para uma focada na industrialização; e a mudança da mesma com foco em análises estratégicas mercadológicas. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo identificar quais as contribuições da aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências nos alunos de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, para a elaboração desta pesquisa foram analisadas as respostas dos alunos de um curso de pós-graduação que, em sua grade curricular, realizaram uma disciplina que contemplava jogos de empresas em sua ementa, visando o apoio no processo ensino-aprendizagem na área de logística. No resultado da pesquisa, de acordo com as competências elencadas (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), os alunos evidenciaram maior desenvolvimento na competência Habilidade, focando o domínio psicomotor. Destaca-se também a identificação das contribuições da aprendizagem vivencial no desenvolvimento de competências que poderá contribuir com a ampliação desta prática nas IFES.

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

MELO, Nilce Helena da Silva; SARDINHA, Isis Isis do Nascimento; DE MENEZES, Ellen Oliveira. Aprendizagem vivencial: a contribuição dos jogos de empresas no desenvolvimento de competências. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 5, n. 2, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/241. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados