Analise dos métodos de apreçamento de produtos num jogo de empresa: estudo de caso de uma empresa atacadista
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.10.1.329Keywords:
Formação de preço de venda, Desempenho, Jogo de EmpresaAbstract
A análise gerencial como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, fornecem informações para o processo de tomada de decisão. Dentro desse contexto se encontra a forma pela qual a formação de preço se realiza, sendo esse um elemento chave para se obter melhores retornos. A partir disso, este estudo procurou responder à seguinte questãoproblema: qual forma apropriada de apreçamento a ser adotada em uma empresa atacadista participante de um jogo de empresas? Para responder essa questão de problema, o presente estudo tem como objetivo comparar a metodologia de apreçamento de produtos, com abordagem de formação de preço baseado em custos, demanda e concorrência. Quanto ao método de pesquisa, trata se de uma pesquisa exploratória realizado por meio de um estudo de caso em um ambiente simulado. Foram analisados ao longo dos trimestres diferentes métodos de apreçamento e assim comparados qual adequa-se em uma empresa atacadista nesse ambiente. Concluiu se que uma combinação do método de apreçamento baseado nos custos e na concorrência seria o mais indicado para que a empresa obtenha melhores resultados.
References
CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
DUBOIS, Alex; KULPA, Luciana; EURICO, Luiz. Gestão de Custos e Formação de Preço. 3ª Edição São Paulo: Atlas, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 10ª Ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2010.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 11ª Edição São Paulo: Atlas, 2015. NICHELE, M. & MILAN, G.S. Fundamentos, estratégias e decisões de preço. In: MILAN, G.S. & BRANCHI, N.V.L. (orgs.). Administração mercadológica: teoria e pesquisas. Volume 2. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. cap. 7, p. 151-180.
SANTOS, Geovane; SILVA, Wesley. A importância da Gestão Tributária nas empresas – Um estudo de caso na empresa X LTDA. Revista Gestão Tecnológica e ciências – GETEC, 2014.
SANTOS, Roberto Vatan. Planejamento do preço de venda. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cest/n15/n15a05 >. Acessado em 04 de Novembro de 2018.
SANTOS, R. V. dos. Jogos de empresas aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de contabilidade. Revista de Contabilidade e Finanças, n. 31, p. 78 - 95, 2003.
SAUAIA, Antônio Carlos A. Conhecimento Versus Desempenho das Organizações: Um 15 Estudo Empírico com Jogos de Empresas. Revista de Administração, v.12, n.1, edição 49, São Paulo: jan-fev 2006.
SILVA, S. S., Oliveira, M. A., & Motta, G. S. Jogos de empresas e método do caso: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n.4, p. 677-705, 2013.
TEIXEIRA, Elizabeth. As Três Metodologias. 8ª Edição, São Paulo: Vozes, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de Caso Planejamento e Métodos. 4ª Edição, São Paulo: Artmed, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista LAGOS, in accordance with Law No. 9,610, of February 19, 1998, which alters, updates and consolidates the legislation on copyright and takes other measures, adopts the following conditions of the Assignment of Copyright:
The Journal of the Simulated Organizational Management Laboratory (LAGOS) maintains, with the assignment of copyrights, the possession of the rights over the contents published by it;
The author retains his moral rights to the content, including the right to be identified as the author whenever the content is published;
Despite the attribution of copyright, the author retains the right to reuse the material in future collections of his own work free of charge. The acknowledgments of the previous publication in Revista LAGOS are the only requirements in such cases;
The author may make photocopies of the content, or distribute it by e-mail or fax, provided that they are intended for his own classes and for the purpose of meeting research objectives, provided that: (a) such copies are not resold and (b) reference to the original source of the publication and the name of Revista LAGOS are clearly indicated on all copies made of the material.
Revista LAGOS reserves the right to make changes in the originals in order to maintain the cultured standard of the language, while ensuring the style of the authors.
Published works become the property of Revista LAGOS.
The opinions expressed by the authors are their sole responsibility.