Analise dos métodos de apreçamento de produtos num jogo de empresa: estudo de caso de uma empresa atacadista
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.10.1.329Palavras-chave:
Formação de preço de venda, Desempenho, Jogo de EmpresaResumo
A análise gerencial como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, fornecem informações para o processo de tomada de decisão. Dentro desse contexto se encontra a forma pela qual a formação de preço se realiza, sendo esse um elemento chave para se obter melhores retornos. A partir disso, este estudo procurou responder à seguinte questãoproblema: qual forma apropriada de apreçamento a ser adotada em uma empresa atacadista participante de um jogo de empresas? Para responder essa questão de problema, o presente estudo tem como objetivo comparar a metodologia de apreçamento de produtos, com abordagem de formação de preço baseado em custos, demanda e concorrência. Quanto ao método de pesquisa, trata se de uma pesquisa exploratória realizado por meio de um estudo de caso em um ambiente simulado. Foram analisados ao longo dos trimestres diferentes métodos de apreçamento e assim comparados qual adequa-se em uma empresa atacadista nesse ambiente. Concluiu se que uma combinação do método de apreçamento baseado nos custos e na concorrência seria o mais indicado para que a empresa obtenha melhores resultados.
Referências
CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
DUBOIS, Alex; KULPA, Luciana; EURICO, Luiz. Gestão de Custos e Formação de Preço. 3ª Edição São Paulo: Atlas, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 10ª Ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2010.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 11ª Edição São Paulo: Atlas, 2015. NICHELE, M. & MILAN, G.S. Fundamentos, estratégias e decisões de preço. In: MILAN, G.S. & BRANCHI, N.V.L. (orgs.). Administração mercadológica: teoria e pesquisas. Volume 2. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. cap. 7, p. 151-180.
SANTOS, Geovane; SILVA, Wesley. A importância da Gestão Tributária nas empresas – Um estudo de caso na empresa X LTDA. Revista Gestão Tecnológica e ciências – GETEC, 2014.
SANTOS, Roberto Vatan. Planejamento do preço de venda. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cest/n15/n15a05 >. Acessado em 04 de Novembro de 2018.
SANTOS, R. V. dos. Jogos de empresas aplicados ao processo de ensino e aprendizagem de contabilidade. Revista de Contabilidade e Finanças, n. 31, p. 78 - 95, 2003.
SAUAIA, Antônio Carlos A. Conhecimento Versus Desempenho das Organizações: Um 15 Estudo Empírico com Jogos de Empresas. Revista de Administração, v.12, n.1, edição 49, São Paulo: jan-fev 2006.
SILVA, S. S., Oliveira, M. A., & Motta, G. S. Jogos de empresas e método do caso: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n.4, p. 677-705, 2013.
TEIXEIRA, Elizabeth. As Três Metodologias. 8ª Edição, São Paulo: Vozes, 2005.
YIN, Robert K. Estudo de Caso Planejamento e Métodos. 4ª Edição, São Paulo: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.