Associação dos Estilos de Aprendizagem e a Evolução do Conhecimento: um Estudo com Participantes de um Jogo de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.10.2.336Keywords:
Estilos de aprendizagem; Taxonomia de Bloom; Jogo de Empresas.Abstract
O estudo analisou a associação entre os estilos de aprendizagem e a evolução do processo cognitivo dos estudantes de disciplinas mediadas pela técnica do jogo de empresas. A pesquisa ocorreu em duas turmas da disciplina de mercado de capitais, estas tiveram tratamentos distintos quanto ao momento de utilização do jogo de empresas. Utilizou-se de levantamentos por meio do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb (1984) e notas obtidas nas avaliações da disciplina com níveis acumulativos dos domínios cognitivos. A análise dos dados ocorreu pelo teste de Kruskal-Wallis para avaliar a existência de diferenças estatísticas entre as notas dos grupos formados pelos quatro estilos de aprendizagem e também pelo teste U de Mann-Whitney para identificar a superioridade estatística entre os estilos. Verificou-se indícios da existência de associação entre os estilos de aprendizagem e a evolução do processo cognitivo, destacando-se pelas notas os grupos com estilos Convergentes e Assimiladores.
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