Associação dos Estilos de Aprendizagem e a Evolução do Conhecimento: um Estudo com Participantes de um Jogo de Empresas

Autores

  • Carlos Magno Bezerra da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Érica Augusta Pachêco Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.10.2.336

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem; Taxonomia de Bloom; Jogo de Empresas.

Resumo

O estudo analisou a associação entre os estilos de aprendizagem e a evolução do processo cognitivo dos estudantes de disciplinas mediadas pela técnica do jogo de empresas. A pesquisa ocorreu em duas turmas da disciplina de mercado de capitais, estas tiveram tratamentos distintos quanto ao momento de utilização do jogo de empresas. Utilizou-se de levantamentos por meio do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb (1984) e notas obtidas nas avaliações da disciplina com níveis acumulativos dos domínios cognitivos. A análise dos dados ocorreu pelo teste de Kruskal-Wallis para avaliar a existência de diferenças estatísticas entre as notas dos grupos formados pelos quatro estilos de aprendizagem e também pelo teste U de Mann-Whitney para identificar a superioridade estatística entre os estilos. Verificou-se indícios da existência de associação entre os estilos de aprendizagem e a evolução do processo cognitivo, destacando-se pelas notas os grupos com estilos Convergentes e Assimiladores.

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Publicado

2020-04-21

Como Citar

BEZERRA DA SILVA, Carlos Magno; PACHÊCO, Érica Augusta. Associação dos Estilos de Aprendizagem e a Evolução do Conhecimento: um Estudo com Participantes de um Jogo de Empresas. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 97–108, 2020. DOI: 10.20401/lagos.10.2.336. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/336. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos