The new normal of education, when the virtual is not fictitious.

Authors

Keywords:

COVID-19, Virtuality, Management education, Blended learnig

Abstract

The editorial in this edition of the journal of the Simulated Organizational Management Laboratory promotes reflection on the effects of the COVID-19 pandemic on the future of educational activities and the new relationship between teachers and students with digital educational technologies and their virtual nature. The consequences of the actions of social distance caused a provisional adaptation that in the case of educational activities occurred with the acceleration of the digitalization of school routines, but the return will produce a new normal that may be blended learning and it is suggested that teachers and students see this as a new opportunity and not as a challenge.

Author Biographies

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Administração pela FEA-USP, graduado e Mestre em Administração (UFRRJ). É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) (2015-2019) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizados nas Linhas: (1) Estratégia e Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratórios de Gerenciamento e (3) Gerenciamento de Projetos, Apoio à Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF, onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento e Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui uma atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academia de Administração (AoM) e da Sociedade de Ensino para Educadores em Administração (OBTS). Sua produção tem ênfase na Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisivo e uso de inovação. 

Eduardo de Lima Pinto Carreiro, Centro Universitário de Volta Redonda

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) na modalidade profissional. Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Com produção especializada na área de Gestão de Projetos, Aprendizagem Vivencial e Jogos de Empresas. Atualmente é professor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) na graduação em Administração e Engenharia de Produção, foi professor substituto no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) nos cursos de Administração e Engenharia de Alimentos. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Gestão Simulada (LAGOS) da Universidade Federal Fluminense e coordenador de tecnologia do Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI).Editor Associado a Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (Revista Lagos).

References

Gibson, W. (1984). Neuromancer, Ace Science Fiction. New York, 57.

Huxley, A. (1932). Admirável mundo novo (MH Leiria, Trad.). Lisboa: Livros do Brasil.

Oliveira, M. A., & Silva, S. S. (2019). Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores. Curitiba: Editora CRV.

Rasheed, R. A., Kamsin, A., & Abdullah, N. A. (2020). Challenges in the online component of blended learning: A systematic review. Computers & Education, 144, 1-17. doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103701

Ryan, W. S., Cornick, J., Blascovich, J., & Bailenson, J. N. (2019). Virtual reality: Whence, how and what for. In Virtual Reality for Psychological and Neurocognitive Interventions (pp. 15-46). Springer, New York, NY.

Silva, S. S. (2015). Laboratório de Gestão Online: análise da contribuição da aprendizagem vivencial. (Dissertação de mestrado, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense). Recuperado em 01 de junho 2020 em https://app.uff.br/riuff/handle/1/6421

Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (1999). The Matrix [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.

Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (2003a). Matrix Reloaded [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.

Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (2003b). Matrix Revolutions [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.

Published

2020-06-12

How to Cite

OLIVEIRA, Murilo Alvarenga; CARREIRO, Eduardo de Lima Pinto. The new normal of education, when the virtual is not fictitious. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–3, 2020. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/353. Acesso em: 22 nov. 2024.