O novo normal da educação, quando o virtual não é fictício.
Palavras-chave:
COVID-19, Virtualidade, Educação gerencial, Aprendizado híbridoResumo
O editorial desta edição da revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada traz a reflexão dos efeitos da pandemia da COVID-19 no futuro das atividades educacionais e a nova relação de docentes e discentes com as tecnologias educacionais digitais e sua natureza virtual. As consequências das medidas de distanciamento social ocasionaram uma adaptação provisória que no caso das atividades educacionais ocorreu com a aceleração da digitalização das rotinas escolares, mas o retorno irá produzir um novo normal que talvez seja o aprendizado híbrido e sugere-se que os docentes e discentes vejam este fato como uma nova oportunidade e não como desafio.
Referências
Huxley, A. (1932). Admirável mundo novo (MH Leiria, Trad.). Lisboa: Livros do Brasil.
Oliveira, M. A., & Silva, S. S. (2019). Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores. Curitiba: Editora CRV.
Rasheed, R. A., Kamsin, A., & Abdullah, N. A. (2020). Challenges in the online component of blended learning: A systematic review. Computers & Education, 144, 1-17. doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103701
Ryan, W. S., Cornick, J., Blascovich, J., & Bailenson, J. N. (2019). Virtual reality: Whence, how and what for. In Virtual Reality for Psychological and Neurocognitive Interventions (pp. 15-46). Springer, New York, NY.
Silva, S. S. (2015). Laboratório de Gestão Online: análise da contribuição da aprendizagem vivencial. (Dissertação de mestrado, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, Universidade Federal Fluminense). Recuperado em 01 de junho 2020 em https://app.uff.br/riuff/handle/1/6421
Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (1999). The Matrix [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.
Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (2003a). Matrix Reloaded [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.
Wachowski, A., Wachowski, L & Silver, J. (2003b). Matrix Revolutions [Filme]. EUA: Warner Bros. EUA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.