Análise do Comportamento de Compra de um Atacado em um Ambiente Simulado

Autores

  • Nathan Ribeiro Messias Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo Seixas Rosa

Palavras-chave:

Palavras-chave, Análise de Rede, ARS, Comportamento do Consumidor Empresaria, Compras, Fator Socioafetivo, Jogos de Empresa, Marketing.

Resumo

Durante o processo de compra, o comprador analisa alternativas em busca do produto que satisfaça suas necessidades. Durante este processo, vários fatores podem influenciar sua decisão, e uma delas é o fator socioafetivo, que seria a influência do relacionamento dos indivíduos que exercem alguma função relacionada ao processo de compras empresarial. Este artigo apresenta uma proposta para analisar as relações entre os indivíduos da mesma empresa e entre empresas diferentes, a fim de identificar o quanto a relação socioafetiva determina no comportamento de compra de uma empresa simulada. O referencial teórico conceitua o comportamento de compra empresarial, análise de rede social e jogos de empresas. Este estudo utiliza-se de pesquisa descritiva enquanto analisa o ambiente geral do jogo e utiliza como procedimentos técnicos o estudo de caso, pois analisa um atacado em específico. Os resultados apurados indicam que o relacionamento entre os indivíduos influencia no comportamento de compra de uma empresa no ambiente simulado.

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Publicado

2017-09-21

Como Citar

MESSIAS, Nathan Ribeiro; ROSA, Rodrigo Seixas. Análise do Comportamento de Compra de um Atacado em um Ambiente Simulado. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 7, n. 2, 2017. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/266. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa aplicada em ambientes simulados