A atratividade da firma no ambiente empresarial simulado e as cinco forças de Porter
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.11.1.345Palavras-chave:
Jogo de empresas;, Estratégia;, Competitividade;, EducaçãoResumo
O objetivo central desta pesquisa é identificar ação as cinco forças de Porter no ambiente empresarial simulado e a atuação de cada uma delas nas relações entre indústrias e atacados. No levantamento bibliográfico, foi realizada uma construção teórica sobre o as cinco forças de Portes de acordo com a literatura de administração estratégica, além de se tratar do conceito de estratégia e sobre os jogos de empresas. A construção teórica se deu especialmente por bibliometria. Para o alcance dos objetivos, foram levantados os dados sobre os desempenhos das firmas ao longo de dois anos simulados e aplicou-se questionário para os diretores. Analisou-se, assim, como cada uma das cinco forças atuou no jogo empresarial do ambiente simulado e como elas foram percebidas pelos diretores. Dentre os resultados, foi possível observar como a força de poder de barganha dos fornecedores foi a grande balizadora da competição entre as empresas, especialmente no que afetou os atacados.
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