Análise dos Indicadores de Rentabilidade e sua Influência no crescimento de uma Empresa Simulada
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.11.1.348Palavras-chave:
Indicadores de rentabilidade, Desempenho econômico, Jogo de Empresas, Gestão da ExportaçãoResumo
No cenário empresarial, partiu-se do princípio de que as empresas devem satisfazer financeiramente os stakeholders, o que pode ocorrer por meio da criação de valor de mercado, bem como pelo retorno de capital investido. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é descobrir o impacto da Gestão de Indicadores de Rentabilidade no crescimento da empresa. Para isso, apresentou-se a evolução dos indicadores de rentabilidade monitorados ao longo do jogo de empresas, descreveu-se os problemas empresariais que a indústria simulada teve que lidar e a estratégia utilizada, a partir dos valores dos índices obtidos, visando a melhoria da empresa e do processo de tomada de decisão. A pesquisa é do tipo exploratória, explicando ideias por meio do estudo de caso de uma indústria simulada, inserida no ambiente dos jogos de empresas, na disciplina de Laboratório de Gestão Simulada. A empresa adotou como estratégia principal aumentar o valor do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e para isso, implantou-se um projeto de exportação nos últimos dois trimestres do terceiro ano. Todavia, ainda que o faturamento tenha se elevado com a venda no mercado externo, a gestão dos indicadores não foi eficiente e não houve melhoras no resultado da empresa, tão pouco assegurou-se o seu crescimento, embora tenha sido fornecido dados essenciais para a tomada de decisão dos diretores.
Referências
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). 4. Ed. Editora Atlas SA.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.
Ching, H. Y., Marques, F., & Prado, L. (2007). Contabilidade e finanças para não especialistas. 2ª Edição.
Lemes, J. (2010). AB; Rigo, CM; Cherobin, APMS Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. atual.
Lins, L. S., & Francisco Filho, J. (2012). Fundamentos e análise das demonstrações contábeis: uma abordagem interativa. São Paulo: Atlas.
Marion, J. C. (2005). Contabilidade empresarial. 3.ed. Editora Atlas SA.
Diniz, J. A., Martins, E., & Miranda, G. J. (2014). Análise didática das demonstrações contábeis. Editora Atlas SA.
Matarazzo, D. C. (2007). Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6. ed. Editora Atlas SA.
Neto, A. A (2010). Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 9 ed. Editora Atlas SA.
Oliveira, M. A.; Silva, S. S. da. (2019). Gestão estratégica na prática: um laboratório para gestores. Editora CRV.
Padoveze, C. L. (2009). Introdução à administração financeira. São Editora Cengage Learning.
Perez Jr., J. H.; Begalli, G. A. (2009). Elaboração e análise das demonstrações contábeis. 4 ed. Editora Atlas SA.
Rocha, Á. de C., & Brandão, V. C. (2015). Inovação: Um Estudo Da Gestão Em Um Jogo De Empresas. Revista Lagos, 5(1).
Silva, A. A. da. (2014). Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 4 ed. Editora Atlas.
Silva, J. P. da. (2012). Análise financeira das empresas. 11 ed. Editora Atlas.
Souza, G. N., & Dias, L. C. R. (2018). Projeto Louzada: aplicação do regime de drawback num jogo de empresas. REVISTA LAGOS, 9(1).
Souza, M. C. M (2019). de. Análise de desempenho e elaboração de estratégias por meio da análise Dupont: estudo de caso de uma empresa simulada. In: Seminários Em Administração, XVIII, 2015, São Paulo. Anais do XVIII SEMEAD.
Teixeira, E. (2005). As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8 ed. Editora Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.