Análise dos Indicadores de Rentabilidade e sua Influência no crescimento de uma Empresa Simulada

Autores

  • Cíntia Neto da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Victor Batista da Hora Universidade Federal Fluminense
  • Victor Matos Machado Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.11.1.348

Palavras-chave:

Indicadores de rentabilidade, Desempenho econômico, Jogo de Empresas, Gestão da Exportação

Resumo

No cenário empresarial, partiu-se do princípio de que as empresas devem satisfazer financeiramente os stakeholders, o que pode ocorrer por meio da criação de valor de mercado, bem como pelo retorno de capital investido. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é descobrir o impacto da Gestão de Indicadores de Rentabilidade no crescimento da empresa. Para isso, apresentou-se a evolução dos indicadores de rentabilidade monitorados ao longo do jogo de empresas, descreveu-se os problemas empresariais que a indústria simulada teve que lidar e a estratégia utilizada, a partir dos valores dos índices obtidos, visando a melhoria da empresa e do processo de tomada de decisão. A pesquisa é do tipo exploratória, explicando ideias por meio do estudo de caso de uma indústria simulada, inserida no ambiente dos jogos de empresas, na disciplina de Laboratório de Gestão Simulada. A empresa adotou como estratégia principal aumentar o valor do Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e para isso, implantou-se um projeto de exportação nos últimos dois trimestres do terceiro ano. Todavia, ainda que o faturamento tenha se elevado com a venda no mercado externo, a gestão dos indicadores não foi eficiente e não houve melhoras no resultado da empresa, tão pouco assegurou-se o seu crescimento, embora tenha sido fornecido dados essenciais para a tomada de decisão dos diretores.

Biografia do Autor

Cíntia Neto da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Administração UFF-VR

Victor Batista da Hora, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração UFF-VR

Victor Matos Machado, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Administração UFF-VR

Referências

Bruni, A. L. (2010). A análise contábil e financeira. Editora Atlas SA.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). 4. Ed. Editora Atlas SA.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.

Ching, H. Y., Marques, F., & Prado, L. (2007). Contabilidade e finanças para não especialistas. 2ª Edição.

Lemes, J. (2010). AB; Rigo, CM; Cherobin, APMS Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. atual.

Lins, L. S., & Francisco Filho, J. (2012). Fundamentos e análise das demonstrações contábeis: uma abordagem interativa. São Paulo: Atlas.

Marion, J. C. (2005). Contabilidade empresarial. 3.ed. Editora Atlas SA.

Diniz, J. A., Martins, E., & Miranda, G. J. (2014). Análise didática das demonstrações contábeis. Editora Atlas SA.

Matarazzo, D. C. (2007). Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6. ed. Editora Atlas SA.

Neto, A. A (2010). Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 9 ed. Editora Atlas SA.

Oliveira, M. A.; Silva, S. S. da. (2019). Gestão estratégica na prática: um laboratório para gestores. Editora CRV.

Padoveze, C. L. (2009). Introdução à administração financeira. São Editora Cengage Learning.

Perez Jr., J. H.; Begalli, G. A. (2009). Elaboração e análise das demonstrações contábeis. 4 ed. Editora Atlas SA.

Rocha, Á. de C., & Brandão, V. C. (2015). Inovação: Um Estudo Da Gestão Em Um Jogo De Empresas. Revista Lagos, 5(1).

Silva, A. A. da. (2014). Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 4 ed. Editora Atlas.

Silva, J. P. da. (2012). Análise financeira das empresas. 11 ed. Editora Atlas.

Souza, G. N., & Dias, L. C. R. (2018). Projeto Louzada: aplicação do regime de drawback num jogo de empresas. REVISTA LAGOS, 9(1).

Souza, M. C. M (2019). de. Análise de desempenho e elaboração de estratégias por meio da análise Dupont: estudo de caso de uma empresa simulada. In: Seminários Em Administração, XVIII, 2015, São Paulo. Anais do XVIII SEMEAD.

Teixeira, E. (2005). As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 8 ed. Editora Vozes.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Como Citar

SILVA, Cíntia Neto da; HORA, Victor Batista da; MACHADO, Victor Matos. Análise dos Indicadores de Rentabilidade e sua Influência no crescimento de uma Empresa Simulada. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 17–21, 2020. DOI: 10.20401/lagos.11.1.348. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/348. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos