Desenvolvimento de um dashboard para análise numa indústria do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada.
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.11.1.350Palavras-chave:
Jogo de empresas, Sistema de apoio à decisão, Laboratório de gestãoResumo
Com a vivência no ambiente da Simulação GregoMix (SGM) da disciplina laboratório de gestão simulada II como uma indústria, analisar e comparar os resultados com os concorrentes, pôde-se perceber que os preços e resultados poderiam ter sido melhores. Consequentemente, se pode ter tomado decisões mais arriscadas, as quais seriam garantidas pela maior margem de lucro. Percebeu-se que era necessário se ter um apreçamento bem estruturado, de modo que esta estruturação garantiria informações sobre os custos e produção, dando assim uma certeza maior sobre nossos índices, que serviriam de apoio para as decisões. Assim foi elaborada uma estrutura de apreçamento por meio de uma planilha do Microsoft Excel®, na qual existe informações que auxiliam na decisão dos preços baseada em Mark-Up. O desenvolvimento da planilha juntamente com a estruturação de uma Dashboard promoveu um método para auxiliar os membros participantes dos jogos de empresas das indústrias a compreenderem todos os seus custos e despesas envolvidos no processo de produção de cada um dos produtos.
Referências
Silva, S. S., Oliveira, M. A., & Motta, G. D. S. (2013). Jogos de empresas e método do caso: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem em administração. Administração: ensino e pesquisa, 14(4), 677-705.
Faria, A. J., & Nulsen, R. O. (1996, March). Business simulation games: current usage levels. A ten year update. In Developments in Business Simulation and Experiential Learning: Proceedings of the Annual ABSEL conference (Vol. 23).
Ingenbleek, P. T., Frambach, R. T., & Verhallen, T. M. (2013). Best practices for new product pricing: Impact on market performance and price level under different conditions. Journal of Product Innovation Management, 30(3), 560-573.
Leone, G. S. G. (2000). Custos: Planejamento, Implantação E Controle . Editora Atlas SA.
Lopes, M. C., Fialho, F. A., Cunha, C. J., & Niveiros, S. I. (2013). Business games for leadership development: A systematic review. Simulation & Gaming, 44(4), 523-543.
Martins, E. (2003). Contabilidade de custos (Vol. 9). São Paulo: Atlas.
Milan, G. S., Saciloto, E. B., Larentis, F., & De Toni, D. (2016). Las estrategias de precios y el desempeño de las empresas. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), 22(2), 419-452.
Oliveira, M. A., Silva, S. S., Carreiro, E. L. P. Gestão estratégica no jogo de empresas (plano de gestão, análise e controle – indicadores de desempenho e modelo de análise e formato) in: Oliveira, M. A., Silva, S. S. (2019). Gestão estratégica na prática: um laboratório para gestores. Curitiba: CRV.
Pinto, L. J. S., & Moura, P. C. C. (2011). Formação do Preço de Venda e Estratégias de Precificação: o Caso da Leader Magazine. SEGeT–Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, VIII.
Porter, M. (1989). Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro. Campus, Brasil.
Pretto, F., Filardi, F., & de Pretto, C. (2010). Jogos de empresas: uma estratégia de motivação no processo de ensino e aprendizagem na teoria das organizações. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 3(1), 191-218.
Saldanha, C. C. T., Carmo, L. J. O., Lopes, C. C., & Araujo, U. P. (2018). A Percepção dos jogos de simulação como técnica de aprendizagem. Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences, 24(1).
Sauaia, A. C. A. (2008). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.