Aplicação de um Programa Vivencial em Gerenciamento de Projetos sob a Ótica da Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.11.2.358Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Gestão de projetos, Jogo de empresasResumo
O artigo apresenta a aplicação do Programa Vivencial em Gerenciamento de Projetos – PVGP na disciplina de Gerenciamento de Projetos em uma Pós-Graduação, do tipo MBA, numa Instituição Federal de Nível Superior. O Projeto de dois veículos automotores deveria ser executado sendo cada rodada uma das fases do ciclo de vida. A aprendizagem vivencial, baseada no ciclo de Kolb, fez uso do conceito de Laboratório de Gestão de Sauaia (2013). As impressões do programa foram coletas através de uma entrevista em profundidade com dos estudantes, e pela observação participante do autor. Ao final foi elaborada uma estratégia com base na Aprendizagem Significativa de Ausubel para melhorar a efetividade dele.
Referências
Ashleigh, M., Ojiako, U., Chipulu, M., & Wang, J. K. (2012). Critical learning themes in project management education: Implications for blended learning. International Journal of Project Management, 30(2), 153-161.
Chipulu, M., Ojiako, U., Ashleigh, M., & Maguire, S. (2011). An analysis of interrelationships between project management and student‐experience constructs. Project Management Journal, 42(3), 91-101.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 5, 61.
Keys, B., & Wolfe, J. (1990). The role of management games and simulations in education and research. Journal of management, 16(2), 307-336.
Lamy, M. (2011). Metodologia da pesquisa jurídica: técnicas de investigação, argumentação e redação. São Paulo: Saraiva.
Leal, E. J. M. (2008). Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Revista Contrapontos, 2(2), 227-235.
Leis, R. P., Klippel, M., de Pellegrin, I., & Júnior, J. A. V. A. (2006). A Utilização de Jogos de Simulação Computacional no Ensino de Administração da Produção: Um Estudo Comparativo da Aplicação do PSP. ENANPAD, 30, 2006, Salvador. Anais.
McCracken, G. (1988). The long interview (Vol. 13). Sage.
Moreira, M. A. (2012). O que é afinal aprendizagem significativa. Qurriculum, (25), 29-56.
Ojiako, U., Ashleigh, M., Chipulu, M., & Maguire, S. (2011). Learning and teaching challenges in project management. International Journal of Project Management, 29(3), 268-278.
Oliveira, M. A. (2010). Implantando o Laboratório de Gestão: um programa integrado de educação gerencial e pesquisa em administração (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Oliveira, M. A., & Sauaia, A. C. A. (2011). Impressão docente para aprendizagem vivencial: um estudo dos benefícios dos jogos de empresas. Administração: Ensino e Pesquisa, 12(3), 355-391.
Sauaia, A. C. A. (2013). Laboratório de gestão: simulador organizacional, jogo de empresas e pesquisa aplicada. Editora Manole.
Silva, M. A. (2013). Laboratório de gestão: jogo de empresas com pesquisa para a formação crítica em administração (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.