Aplicação de um Programa Vivencial em Gerenciamento de Projetos sob a Ótica da Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.11.2.358

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Gestão de projetos, Jogo de empresas

Resumo

O artigo apresenta a aplicação do Programa Vivencial em Gerenciamento de Projetos – PVGP na disciplina de Gerenciamento de Projetos em uma Pós-Graduação, do tipo MBA, numa Instituição Federal de Nível Superior. O Projeto de dois veículos automotores deveria ser executado sendo cada rodada uma das fases do ciclo de vida. A aprendizagem vivencial, baseada no ciclo de Kolb, fez uso do conceito de Laboratório de Gestão de Sauaia (2013). As impressões do programa foram coletas através de uma entrevista em profundidade com dos estudantes, e pela observação participante do autor. Ao final foi elaborada uma estratégia com base na Aprendizagem Significativa de Ausubel para melhorar a efetividade dele.

Biografia do Autor

João Amaro da Silva Dias, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração MPA-PPGA-UFF

Receita Federal do Brasil – RFB

Volta Redonda, Rio de Janeiro – Brasil

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

DIAS, João Amaro da Silva. Aplicação de um Programa Vivencial em Gerenciamento de Projetos sob a Ótica da Aprendizagem Significativa. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 3–8, 2020. DOI: 10.20401/lagos.11.2.358. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/358. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos científicos