Gestão de projetos por meio de jogos de empresas em um programa vivencial que combina teoria e prática

Autores

  • Humberto Reis dos Santos Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ http://orcid.org/0000-0002-7005-7585
  • Roberta Lívia Garcia Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG

DOI:

https://doi.org/10.20401/lagos.11.2.361

Palavras-chave:

Gestão de projetos, Jogo de Empresas, Aprendizagem vivencial

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo geral analisar as contribuições do uso de jogos de empresa para o ensino de gestão de projetos. Como objetivos específicos têm-se: identificar e descrever as contribuições do programa vivencial em gestão de projetos para uma empresa simulada e para o processo de ensino. A pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, ex post facto quanto aos procedimentos técnicos, com coleta de dados envolvendo dados secundários (relatórios gerenciais, material instrucional, plano de ensino da disciplina, manuais, etc.) fruto de uma experiência envolvendo o Programa de Aprendizagem Vivencial em Gestão de Projetos, aplicado em um curso de mestrado profissional em administração, de uma instituição federal de ensino superior do sul fluminense. Utilizando-se da Teoria da Aprendizagem Vivencial para apresentar os elos do desempenho da empresa simulada com as etapas do ciclo de Kolb (2015), pode-se perceber, a nível do participante, que as contribuições do método têm a potencialidade de fomentar o aprendizado pela ação, aliando teoria e prática. Nesse sentido, parece haver indícios de que a qualidade explícita no jogo, aferida pelo modelo lógico de Kriz e Hense (2006), permitiu que o estudante tivesse a oportunidade de percorrer o ciclo de aprendizagem de Kolb (2015).

Biografia do Autor

Humberto Reis dos Santos Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Mestre em Administração MPA-PPGA-UFF

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Resende, Rio de Janeiro - Brasil

Roberta Lívia Garcia Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG

Mestre em Administração MPA-PPGA-UFF, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG, Barbacena, MG

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SOUZA, Humberto Reis dos Santos; TEIXEIRA, Roberta Lívia Garcia. Gestão de projetos por meio de jogos de empresas em um programa vivencial que combina teoria e prática. REVISTA LAGOS, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 27–36, 2020. DOI: 10.20401/lagos.11.2.361. Disponível em: https://lagos.vr.uff.br/index.php/lagos/article/view/361. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos técnicos