Relato Tecnológico sobre o Programa Vivencial em Gestão de Projetos e Indicadores de Sucesso em Projetos
DOI:
https://doi.org/10.20401/lagos.11.2.363Palavras-chave:
Gestão de projetos, Aprendizagem vivencial, Indicadores de sucessoResumo
O estudo apresenta um programa vivencial em gestão de projetos (PVGP) realizado por uma turma de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), em uma disciplina cujo objetivo geral foi proporcionar a integração entre os conhecimentos de gestão de projetos com a prática das principais decisões que envolvem um projeto, utilizando apoio de um simulador de apoio às decisões (GP3). A pesquisa possui característica exploratório- descritiva e apresentou a vivência da equipe através de relato de experiência. Os resultados apresentados indicam que a utilização de ambiente simulado e do sistema de apoio a decisão contribuem de maneira significativa para visualização e aprendizado de conteúdos de Gestão de projetos, além de permitir uma visão mais macro das teorias apresentadas.
Referências
BOURNE, L. Project Relationship Management and the Lynda Bourne Doctor of Project Management the degree of Doctor of Project Management. [s.l.] RMIT University, 2005.
BOURNE, L.; WALKER, D. H. T. Project relationship management and the Stakeholder CircleTM. International Journal of Managing Projects in Business, v. 1, n. 1, p. 125–130, 2008.
CARREIRO, E. D. L. P. Programa vivencial em gestão de projetos. [s.l.] Universidade Federal Fluminense, 2016.
CARVALHO, M. M. DE. Sistemas de Indicadores de Sucesso em Projetos. Mundo Project Management, v. 41, n. 7, p. 9–15, 2011.
COOKE-DAVIES, T. The ‘“ real ”’ success factors on projects. International Journal of Project Management,v. 20, p. 185–190, 2002a.
______. The ‘“ real ”’ success factors on projects. International Journal of Project Management, v. 20, p. 185–190, 2002b.
DIAS, J. A. DA S.; OLIVEIRA, M. A.; TEIXEIRA, R. L. G. Modelo de Avaliação de um Programa Vivencial em Gestão de ProjetosVI Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ. Anais...2018
FERNANDES, R. F.; MARCELO, D. B. A gestão de projetos como ferramenta para avaliação de desempenho no núcleo de meio ambiente do ctcl.V Congresso Brasileiro de carvão mineral. Anais,2017
FREEMAN, R. E. Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman,1984.
______. Strategic Management: A Stakeholder Approach. Cambridge University Press, 2010.
MONTES, E. Introdução ao Gerenciamento de Projetos. 1o Edição ed. Columbia: CreateSpace Independent Publishing Plataform, 2017.
MOTTA, Gustavo da Silva. Como Escrever um Bom Artigo Tecnológico. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 21, n. 5, p. 4-8, 2017 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000500004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 01 de julho de 2018.
PATAH, L. A. et al. Construindo pontes entre o ensino e a prática da gestão de projetos. Revista mundo project management, v. 12, n. 71, p. 74–83, 2016.
PINTO, J. K.; MANTEL, S. J. The causes of project failure. IEEE Transactions on Engineering Management, v. 37, n. 4, p. 269–276, 1990.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (GUIA PMBOK® ). 5a Edição ed. Pensilvânia: Project Management Institute, Inc, 2013.
______. Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (GUIA PMBOK®). 6aEdição ed. Pensilvânia: Project Management Institute, Inc, 2017.
TERIBILI FILHO, A. Indicadores de Gerenciamento de Projetos. 1o Edição ed. São Paulo: M.BOOKS, 2010a.
TURNER, J. R. The handbook of Project Based Management. 3o Edição ed. Nova York: The McGraw-Hill Companies, Inc, 2009.
VALLE, J. A. S. DO et al. Gerenciamento de stakeholders em projetos. 1o Edição ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista LAGOS, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, adota as seguintes condições da Cessão de Direitos Autorais:
- A Revista do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os conteúdos por ela publicados;
- O autor retém seus direitos morais do conteúdo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o conteúdo for publicado;
- Apesar da atribuição dos direitos autorais o autor retém o direito de reutilizar o material em coleções futuras de seu próprio trabalho sem ônus. Os reconhecimentos da publicação anterior na Revista LAGOS são as únicas exigências em tais casos;
- O autor pode fazer fotocópias do conteúdo, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista LAGOS estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do material.
-
A Revista LAGOS se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurando, porém, o estilo dos autores.
-
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista LAGOS.
-
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.